OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como fazer o uso correto do espaçador e máscara

Você sabe usar corretamente o espaçador e máscara para fazer medicações em spray em seu filho? Se tem dúvida, está no lugar certo para aprender como usar, manter e escolher o melhor.

 

O espaçador é um dispositivo utilizado na administração de medicação em forma de spray que pode ou não ser utilizado junto com a máscara. Muitas mães perguntam: mas ele é mesmo necessário? Vejo diversas pessoas usando a “bombinha” direto na boca. A resposta é sim, ele é essencial para o uso correto desse tipo de medicação.

 

Ele é necessário para que as partículas de aerossóis fiquem em suspensão e sejam melhores absorvidas quando inaladas através da boca ou nariz, garantindo boa deposição pulmonar e, assim, eficácia da medicação.  O uso da máscara irá depender da idade da criança. Crianças pequenas necessitam do uso de máscara por não terem força suficiente na inspiração para aspirarem de uma única vez toda a medicação. Conforme vão crescendo e ganhando coordenação motora e força inspiratória, passam a fazer o uso apenas do espaçador. Não existe uma idade exata para a retirada da máscara porque isso depende do desenvolvimento motor e cognitivo de cada criança. Entretanto, entre 5 e 7 anos, a maioria das crianças costumam conseguir usar apenas o espaçador.

 

Escolhendo o espaçador e a máscara

 

Existem 2 tipos principais de espaçadores: os de alumínio e os de plástico. Nós pneumologistas costumamos indicar os de alumínio, já que o depósito de partículas da medicação nas paredes do espaçador é menor, por ser um material com menor efeito eletrostático.

 

Já em relação à máscara, ela deve ser a que melhor se adaptar ao rosto da criança. Deve sempre cobrir nariz e boca, não ultrapassando o limite do queixo e nem da base do nariz.

 

Usando o espaçador

 

Uso com máscara

 

O primeiro passo é encaixar corretamente o espaçador e a medicação. Coloque a máscara no bocal anterior do espaçador e a medicação virada para cima na abertura posterior.

Posicionamento correto da máscara e da medicação no espaçador

O segundo passo é preparar a medicação. Retire o cilindro da peça de plástico da medicação e sacuda por 5 segundos. Encaixe novamente o cilindro na peça de plástico.

 

O terceiro e último passo é a administração da medicação.  Posicione a máscara no rosto do seu filho para não haver perda da medicação e, consequentemente de sua eficácia. Cubra o nariz e a boca com a máscara, posicionando a parte superior na base do nariz, e a inferior, no queixo. Segure a máscara com uma das mãos formando um C para garantir boa vedação da mesma. Aplique o jato.

Conte até dez devagar enquanto seu filho respira dentro da máscara. Caso necessite de um novo jato, será necessário repetir todo o processo.

 

Algumas crianças ficam bastante nervosas quando precisam fazer a medicação. Para melhorar isso, tente tornar o momento mais lúdico, explicando que irá sair uma fumacinha que vai ajudá- lo a se sentir melhor. Conte junto com ele, pois isso ajuda a acalmá-lo também.

 

Uso sem máscara

 

O primeiro e o segundo passo são os mesmos. O que irá mudar será o terceiro passo.

 

Posicione o bocal diretamente na boca, sem a máscara. Aplique o jato e oriente a criança a puxar todo o ar que conseguir. Após encher o pulmão completamente,  solicite que retire a boca do bocal e imediatamente prenda a respiração por 5 a 10 segundos. Mande a criança soltar o ar em seguida. Caso necessite de outro jato, repita o processo.

 

Dependendo da medicação, é necessário realizar a higiene bucal após o uso com ou sem máscara para evitar possíveis efeitos colaterais como a monilíase oral, mais conhecida como “sapinho”. Para crianças pequenas pode ser feita uma limpeza com gaze molhada enrolada no dedo, e para as maiores, um bochecho com água.

 

Higienizando o espaçador e a máscara

 

Para a higienização do espaçador e máscara, é necessário desmontá-lo e separar todas as peças. Coloque em uma bacia com água algumas gotas de detergente neutro e sacuda o espaçador dentro da água até criar espuma, podendo deixar de molho durante 5 min. Após isso, é só enxaguar em água corrente e deixar secar ao ar livre. Não passe pano de prato ou esponja no interior do espaçador, pois isso pode causar ranhuras onde ficarão depositadas as partículas da medicação, perdendo sua eficácia, e precisará comprar novo espaçador.  A máscara pode ser lavada da mesma maneira. Nunca ferver as partes do espaçador de plástico e nem a máscara, pois esta pode perder seu formato, e não se adaptar mais ao rosto da criança.

 

Espero ter ajudado um pouco com essas dicas para você utilizar melhor o espaçador e a máscara no uso das medicações inalatórias. Se tiver alguma dúvida pode deixar seu comentário aqui, que terei o maior prazer em tirá-la.

 

Continue lendo outros conteúdos sobre cuidados com seu filho.  Acesse o meu blog!

O que deseja encontrar?

Compartilhe