Untitled design

Como devo iniciar a introdução alimentar?

Seu bebê está crescendo e a partir de agora para ele continuar se desenvolvendo de forma plena precisará introduzir os alimentos na sua dieta. Mas é lógico que o ideal é continuar amamentando sempre que possível. E aí começam muitas dúvidas de como iniciar a introdução alimentar. Vou lhe explicar como fazer para seu filho ir aos poucos aceitando os alimentos oferecidos.

PRIMEIRA E SEGUNDA SEMANAS

Iniciar uma papa de fruta no meio da manhã, no horário da colação. 

Como preparar:

  • Escolha uma fruta da estação, evitando no início as frutas muito ácidas, pois a aceitação costuma ser menor.
  • Sempre lave bem as mãos antes de começar a manipular os alimentos. Lave também a fruta em água corrente.
  • Retire a casca da fruta, corte em pedaços e amasse com o garfo até que fique com uma consistência pastosa com grumos.
  • Se for uma fruta mais consistente como maçã ou pera, pode raspar com uma pequena colher e oferecer as raspas. Se a criança recusar após algumas tentativas, essas frutas podem ser cozidas e também amassadas com garfo até ficarem em forma de papas.
  • Não colocar açúcar para adoçar. Não usar mel antes dos 2 anos de idade pelo risco de botulismo.
  • Pode introduzir suco de laranja lima para ser administrado juntamente com o sulfato ferroso, para aumentar a absorção
  • Não bater a fruta no liquidificador ou processador, e nem acrescentar água ou suco para tornar a textura mais líquida.

Manter o aleitamento materno em livre demanda nos demais horários.

TERCEIRA SEMANA

Manter a papa de fruta da manhã e iniciar a segunda papa de fruta à tarde, no horário do lanche. 

Modo de preparo é o mesmo da papa da manhã, mas é importante variar a fruta.

Manter o aleitamento materno em livre demanda nos demais horários.

QUARTA SEMANA

Manter as duas papas de fruta e iniciar a primeira papa principal no horário do almoço da família. 

Na papa principal, deve-se colocar três tipos diferentes de legumes, um do grupo dos brancos, um do grupo dos verdes, e um do grupo dos amarelos. Além disso, colocar sempre uma proteína e um óleo de boa qualidade, principalmente azeite. Se quiser pode fazer um refogado com cebola e colocar nenhum ou pouco sal. Pode colocá-los para cozinhar todos juntos.

Exemplos de cada grupo:

  • Brancos: batata inglesa, batata baroa, batata doce, inhame, aipim
  • Verdes: brócolis, agrião, espinafre, abobrinha, couve- flor, chuchu, couve
  • Amarelos / vermelhos: cenoura, abóbora, beterraba , tomate
  • Proteína: carne (no início de preferência músculo por ser bastante macio), frango (peito de frango desfiado), peixe e ovo.
  • Óleo: azeite, óleo de canola ou girassol

Não bater no liquidificador e nem processador a papa. Após cozidos, colocar um pedaço de cada representante num prato tomando cuidado para não misturar os alimentos. Amasse com o garfo até formar um purê com grumos. Vai oferecendo a criança um alimento de cada vez, para que ela sinta o gosto de cada alimento separado. De preferência, ofereça em prato com divisória.

Manter o aleitamento materno em livre demanda nos demais horários.

QUINTA SEMANA

Manter as papas já introduzidas e iniciar a segunda papa principal no horário do jantar. 

Modo de preparo é o mesmo da papa do almoço. Você pode repetir a mesma papa do almoço, mas para o dia seguinte é importante variar os alimentos e a proteína.

Manter o aleitamento materno em livre demanda nos demais horários.

A partir do oitavo a nono mês, quando a dentição começa a se desenvolver e a criança já for mais capaz de mastigar, pode-se começar a introduzir os grãos e tubérculos como arroz, feijão, lentilha, ervilha, macarrão, soja, etc. Com 12 meses, a criança já deve estar se alimentando com as mesmas refeições de toda a família. De preferência, durante as grandes refeições, sempre que possível, sentar-se à mesa com toda a família para compartilhar os momentos do dia é importante.

Não ofereça açúcar e nem guloseimas para crianças menores de 2 anos, o que inclui balas, doces, chocolate, sorvete, biscoito recheado, e nem alimentos gordurosos como biscoitos salgadinhos, fritura, alimentos processados, ou embutidos. Dê uma alimentação o mais natural possível, evitando alimentos prontos, e bastante colorida, para garantir as quantidades necessárias de nutrientes e sais minerais para  o desenvolvimento pleno do seu filho.

O que deseja encontrar?

Compartilhe