brushing-teeth-787630_1920

Como saber se os dentes do meu filho estão começando a nascer? Quando começar a usar o mordedor e fazer a higiene bucal do meu filho?

Nascimento dos primeiros dentes

Muitos pais me perguntam sobre a hora do nascimento dos primeiros dentes, pois costuma ser um período difícil para alguns bebês. Cada criança tem seu próprio tempo para o surgimento dos primeiros dentes, sendo esse processo hereditário. Logo, se os dentes dos pais nasceram mais tarde, a tendência é que o filho também tenha o aparecimento dos primeiros dentinhos mais tardiamente. Isso pode ser alterado devido a mudanças de saúde ou de ambiente.

Desenvolvimento dos dentes

O desenvolvimento dos dentes se faz obedecendo a uma ordem cronológica, nascendo inicialmente os dentes de leite que permanecem até em torno dos 6 anos de idade, quando os mesmos são trocados pelos dentes definitivos que nos acompanharão durante toda a vida.

A ordem de nascimento dos dentes de leite é, geralmente, a seguinte:

  • 6 a 12 meses: dentes incisivos inferiores
  • 7 a 10 meses: dentes incisivos superiores
  • 9 a 12 meses: dentes laterais superiores e inferiores
  • 12 a 18 meses: primeiros molares superiores e inferiores
  • 18 a 24 meses: caninos superiores e inferiores
  • 24 a 30 meses: segundos molares inferiores e superiores

Os dentes de leite são importantes para servirem de guia para os dentes permanentes se posicionarem de forma correta na cavidade oral da criança. Existem alguns sinais que podem estar relacionados ao surgimento dos primeiros dentes como:

  • aumento da salivação, 
  • irritabilidade em alguns períodos do dia,
  • inchaço e/ou coceira na região da gengiva, 
  • diminuição da aceitação da dieta,
  • aumento discreto da temperatura corporal da criança,
  • alteração no sono.

Nesse momento é importante oferecer algum conforto para seu filho, e no surgimento desses primeiros sinais de dentição é o momento de oferecê- lo um bom mordedor para aliviar a dor e coceira. Em alguns casos, pode-se também fazer uso de gel com efeito anti-inflamatório, mas apenas se for recomendado por seu pediatra.

Como escolher o melhor tipo de mordedor para meu filho?

Existem muitos mordedores disponíveis no mercado, e às vezes se torna uma missão difícil fazer essa escolha. Vai aí algumas dicas para tomar a melhor decisão.

Primeiramente, é preciso se certificar que o material do mordedor seja livre de BPA ou outros componentes que possam ser tóxicos para seu bebê ou causar algum tipo de alergia. Outro ponto importante é que precisa ser composto por um material resistente, que não solte as partes, para que não haja risco do seu bebê engolir. 

Os materiais mais recomendados são silicone maleável e macio, de preferência com diferentes texturas. Podem também ser de tecidos com texturas diferentes e que façam barulho, pois irão estimular seu bebê além de causar conforto. É importante mantê-los sempre limpos, principalmente os de tecido.

A chegada dos dentes é importante para iniciar a introdução alimentar, já que são essenciais para a criança se alimentar bem e com prazer, tendo uma mastigação eficiente dos alimentos sem desconforto. E para isso, é necessário que os mesmos estejam em bom estado de higiene.

Quando iniciar e como realizar a higiene bucal?

Sempre oriento aos pais que a higiene oral de seu filho deve começar o mais precocemente possível, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. Mesmo que o bebê se alimente apenas de leite materno ou fórmula, é importante que já se faça a limpeza de sua cavidade oral. 

Para realizar a limpeza oral, antes dos dentes aparecerem na boca, utilize apenas uma gaze ou pano de algodão com água filtrada, passando em gengiva, parte interna das bochechas e língua.  A saliva é um protetor natural dos dentes, e sua produção é reduzida à noite. Por isso, é o momento em que a higiene oral é mais necessária. 

É muito importante começar hábitos diários de limpeza da boca do bebê. A escovação deve começar tão logo os primeiros dentes de leite apareçam, usando escovas apropriadas para a idade, sendo a primeira tarefa da manhã e a última tarefa da noite, além de, idealmente, depois das refeições. 

Uma escova especial para crianças é necessária, preferencialmente com uma cabeça pequena e cerdas super macias para evitar lesões no ato da escovação. Use um creme dental adequado para bebês, uma vez que existe o risco do bebê engolir um pouco do produto. A presença de flúor no creme dental é muito importante para prevenir cárie dentária. Use apenas uma pequena quantidade de creme (veja a figura abaixo). A maior parte dos dentes de leite são espaçados. Caso eles estejam muito juntos um do outro e a escova não consiga alcançar certas áreas, você pode gentilmente passar fio dental entre eles.

Espero ter ajudado a compreender melhor essa fase do nascimento dos primeiros dentinhos, que, para alguns bebês, pode ser bem penosa.
Continue lendo outros conteúdos sobre pediatria. Acesse o meu blog!

O que deseja encontrar?

Compartilhe